Exames Complementares.


A Norma Regulamentadora determina a realização obrigatória dos exames médicos de admissão, periódico, de retorno ao trabalho, de mudança de função e demissional. Em relação aos exames complementares, são todos aqueles que auxiliam o médico do trabalho na elaboração de um diagnóstico ou na emissão do ASO – Atestado de Saúde Ocupacional.

Os exames complementares mais comuns em saúde ocupacional são: Audiometria; Espirometria; Radiografias; Eletrocardiograma; Eletroencefalograma; Acuidade Visual; Exames Laboratoriais entre outros.

Conheça um pouco mais de cada um deles abaixo.


Audiometria Ocupacional

A Audiometria fornece uma medida mais precisa da audição. A condução aérea é testada com auxílio de fones auditivos conectados a um audiômetro. São emitidos tons puros de intensidade controlada, normalmente para um ouvido de cada vez. O médico pede que o paciente indique (elevando a mão, pressionando um botão ou por outro meio) quando ouvir um som, e a intensidade mínima (volume) necessária para ouvir cada tom é registrado em um gráfico.


Espirometria

O exame é realizado respirando-se em um instrumento denominado espirômetro, que registra a quantidade e a velocidade do ar respirado em um tempo determinado. Algumas das medições do teste são obtidas com a respiração normal, enquanto outros testes exigem inalação e/ou exalação forçadas.


Acuidade Visual

A pessoa deve ficar em pé, atrás de uma linha imaginária distante 6 m da tabela de teste, e retirar os óculos ou lentes de contato. Os olhos são mantidos abertos, cobrindo-se um dos olhos com a palma da mão, ou um pedaço de papel enquanto a pessoa lê a menor linha de letras que ela possa ler da tabela, em voz alta.


Eletrocardiograma (ECG)

É um exame que avalia a atividade elétrica do coração por meio de eletrodos fixados na pele.
Para um ECG diagnóstico são afixadas entre 12 e 15 derivações, mas estas podem ser reduzidas a 3 ou 5 para um ECG de controle. Normalmente, o paciente deve permanecer imóvel, podendo ser solicitado a prender a respiração por curtos espaços de tempo durante o exame.


Eletroencefalograma (EEG)

O EEG é um exame que analisa a atividade elétrica cerebral espontânea, captada através da utilização de eletrodos colocados sobre o couro cabeludo.
Será solicitado que se deite de costas sobre a mesa ou na cadeira reclinável. O técnico irá posicionar entre 16 e 25 discos planos de metal (eletrodos) em diferentes locais do couro cabeludo. Os discos serão imobilizados com a utilização de um gel pegajoso.
Os eletrodos são conectados por meio de fios a um amplificador e a um aparelho de gravação. O aparelho de gravação converte os sinais elétricos em uma série de linhas onduladas que são traçadas sobre um dispositivo móvel com papel gráfico.


Teste de Berg

Descrição quantitativa da habilidade de equilíbrio funcional, exame muito utilizado para empregados que realizam trabalhos em altura e espaço confinado.


Dinamometria

A Dinamometria manual consiste em um teste simples e objetivo que tem como princípio a aferição da força máxima voluntária de preensão manual. Consiste num teste realizado com um aparelho portátil chamado dinamômetro sendo um procedimento rápido.


Exames Laboratoriais

Hemograma completo (sangue), Parasitológico, Coprocultura (fezes), EAS (urina), Glicose, Colesterol, VDRL, PPF, Gama GT, Chumbo sangue, urina e diversos outros.

O sangue é colhido em em local apropriado seguindo normas e determinação da Vigilância sanitária.


Perícia Médica Judicial (Assistente Técnico)

Atuamos prestando assistência técnica pericial em processos trabalhistas, (insalubridade, periculosidade, acidente do trabalho e doença ocupacional) em inúmeros segmentos, entre eles bancário, hospitalar, educacional, petroquímico, farmacêutico, metalúrgico, automobilístico, elétrico, químico e alimentício, entre outros.